Domingo, 17 de Dezembro de 2006

Ladrar ou não ladrar, eis a questão!

CATS: Acto I, Cena 11 - A Horrível Batalha dos Peques e dos Policais
   
          Carbucketty no papel de cão Polical, tenta enfrentar Munkustrap...


“There are dogs out of every nation, the Irish, the Welsh and the Dane; the Russian, the Dutch, the Dalmatian and even from China and Spain. The Poodle, the Pom, the Alsatian, and the Mastiff who walks on a chain. And to those who are frisky and frolical, let my meaning be perfectly plain that my name it is Little Tom Pollicle and you’d better not do it again![1]

 

E agora que o líder Jelical aqui está, todos podem celebrar! Nesta noite especial, uma pequena surpresa foi preparada para o líder Jelical. Munkustrap organizou um pequeno sketch do qual vai fazer a narração e em que todos os gatos jelicais se juntam para representar “A Horrível Batalha dos Peques e dos Policais[2].

 

Os gatos disfarçam-se com sapatilhas, caixas e outros desperdícios encontrados na lixeira de duas facções de cães rivais. Os Policais[3] são representados pelos toms e caracterizados por cabeças feitas de sapatos/sapatilhas e almofadas quadradas como pés enquanto que os Peques[4] são representados pelas queens e caracterizados por cabeças feitas com um saco de almofada grosseiro encorrilhado, e pés redondos almofadados. Mais tarde a estes juntam-se ainda dois outros grupos: os Pugs[5] e os Poms[6], representados pelo resto das gatas, caracterizadas por cabeças feitas com embalagens de iogurtes com narizes feitos de bolas de badminton e pés redondos.



 

Infelizmente parece que os gatos não tiveram tempo suficiente para ensaiar, o que levou Munkustrap a uma elevada consternação e a ficar deveras aborrecido: foram vários os lapsos (engraçados) que resultaram da falta de prática. Alguns exemplos são o sketch inicial entre uma peque (Rumpleteazer) e um polical (Carbucketty) que falham o ladrar um ao outro na altura devida; ou então o Rum Tum Tugger sempre a interromper a acção ao passear-se com uma gaita de foles feita de uma bola de râguebi e palhas. Também se vê várias vezes Munkustrap com cara de caso a mandar alguns gatitos mais distraídos para o seu lugar... coitado!

 

Erros à parte, a batalha decorre com gargalhadas à mistura (não apenas do público) e a apresentação das diferentes facções de cães, que há medida que vão proliferando também se vai multiplicando toda a barulheira destes “caninos” a ladrar a torto e a direito... Com tanta desordem, não admira que Munkustrap perca a paciência e com um berro estridente cala-os a todos e finalmente consegue dar a deixa ao gato que é suposto vir acabar com a balbúrdia toda: o grande Rumpuscat[7] que rapidamente restabelece a ordem e ainda arranja tempo para ilustrar a descrição que Munkustrap faz deste herói felino.



 

Mas até mesmo o Rumpuscat parece não ter estudado a lição! Ou então é um felino um tanto ao quanto exuberante... primeiro “decide” não entrar na altura certa e ainda para mais falha o local onde deveria aparecer... por alguns metros! Chateado, Munkustrap tem de ir ao seu encontro e arrasta-o pelo braço até ao sítio onde este deveria estar. Mas Rumpus não se fica por aqui: na sua rotina de ilustração de uma briga, só os bons reflexos de Munkustrap lhe valeram para não levar um pontapé na cabeça!

 

Apesar de tudo, o Velho Deuteronomy parece genuinamente ter gostado da pequena surpresa preparada para ele e dá uma saudação e reverência ao grande Rumpuscat, que como quem não quer a coisa, depressa se esgueira para fora da lixeira... ainda mais depressa com o susto de um barulho drástico: todos os gatos dão um salto e dispersam-se à medida que as luzes tremeluzem e se apagam. Mais uma vez, Demeter solta um grito de pânico: MACAVITY!

 

À vista na lixeira fica apenas o Velho Deuteronomy e Munkustrap, que rastreiam a área à volta à procura de vestígios de perigo para a tribo. Mas está ainda um outro gato com os protectores jelicais. Quaxo treme de medo atrás de Deuteronomy[8]. Com carinho, o velhote incita Quaxo a ir procurar refúgio junto dos outros gatos até que ele e Munkustrap se certifiquem que é seguro dar início ao baile...


[1] “Estão aqui cães de todas as nações, os Irlandeses, os Galeses e os Dinamarqueses; os Russos, os Holandeses e os Dálmatas e até mesmo da China e da Espanha. Os Caniches, os Pomerânios, os Alsácios e o Mastim que anda com trela. E para aqueles que são traquinas e travessos que fique bem claro, que o meu nome é Pequeno Tom Polical e é melhor não arriscares!”

[2] Tal como há a tribo dos gatos Jelicais, também existe a dos cães Policais. A história do sketch: temos por um lado os Peques e por outro os Policais que vão ladrando sem parar uns aos outros, até que são enxotados pelo grande Rampuscat, um felino que é um misto de Batman e Superhomem... sem capa, mas –tal como diz Munkustrap– muito pêlo!

[3] O termo Jelical foi criado quando a sobrinha de TS Eliot tentou dizer “dear little cat” (querido pequeno gato). Como não conseguiu pronunciar as palavras correctamente saiu “Jellicle Cat” e daí até à adopção da palavra por parte de Eliot foi um instantinho. Da mesma maneira, Pollicle Dogs refere-se à tentativa da mesma menina dizer “poor little dog” (coitado do cãozinho).

[4] Enquanto a raça de cão “Polical” é meia ficcionada, os Peques existem: são os cães pequineses.

[5] Buldogue anão (um cão originário da China antiga, ao longo dos tempos pertencia sobretudo à realeza)

[6] Cão Pomerânio

[7] Rumpuscat é representado pelo mesmo actor que faz de Alonzo (Pete Tyler)... não nos apercebemos de este deixar o palco, mas uma coisa é certa: o rapaz consegue mudar-se em tempo recorde para interpretar esta personagem!

[8] No dia 7 de Outubro não me tinha apercebido lá muito deste pequeno ET atrás do velhote, mas dia 28 de Outubro, a presença dele foi mesmo evidente... e as expressões faciais de Jean-Claude deram um outro significado à cena toda e levou a plateia ao maravilhoso mundo do gozo, já que JC deu a sensação de haver uma verdadeira ventoinha atrás do velhote!

sonhado por zia às 18:15
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De José Gomes a 20 de Dezembro de 2006 às 15:04
Bem...
OI pobre do meu computador está velho e cansado! Demora uma eternidade a carregar as imagens e os vídeos...
Zia, só hoje tenho algum tempo (e é um bem que me está a faltar em que dia que passa...) e fui logo ver os teus posts e seguir a narração dos "Cats".
Deste-me uma outra dimensão e outra compreensão para "A Batalha dos Peques", coisa que não entendi quando vi o musical.
Vou continuar a ler os posts seguintes...
Um beijo.
JG

Comentar post

mais sobre mim

:::pesquisar aishitenight:::

 

:::tags:::

Todas as tags deste blog

:::luas recentes:::

Será que ainda me lembro?

Dia da Criança...

A Viagem...

Greve Geral

Bristol - 9 de Dezembro d...

A nova versão do YMCA!!! ...

Macavity - The Mistery Ca...

Atestados de Burrice...

"Eu não gosto de carne de...

Hamlet para todos!

Guerra e Paz para todos!

Feliz Dia Mundial do Teat...

O estado negro da educaçã...

Tartaruga suicida... e fu...

Memória...

Tudo está bem quando acab...

Respeito precisa-se...

A Escolha Jelical

Que a memória viva para s...

Acreditas em magia?!?

O Napoleão do Crime

Never Gone... Never Far.....

Pouca-terra, pouca-terra....

Fantasmas do passado...

Um gato especial

De gatos malandros e caix...

Silêncio... nem um som da...

8 minutos de cortar a res...

Ladrar ou não ladrar, eis...

O gato das 7 vidas...

:::noites passadas:::

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

::: links :::

Anastasia
Anime News Network
Astérix et Obélix
BeeHive
Best Anime
Blog da Pimentinha
BRB Internacional
Broadway
Broadway - The Lion King
Catedral
Christian Kurrat
Chuviscos
Misteriosas Cidades d'Ouro
Disney
Disney on Broadway
Do What You Dream
Door to Fantasia
Kemet
Kiss Me Licia
Liquid Experience
Me, Myself and I
Movimentum...
Movimentum 2...
Mulher dos 50 aos 60
NASA
National Geographic
Niekonczaca Sie Opowiesc
per-Bast
Photograhy Directory
The NeverEnding Story
The Temple of Bast
The Universe of Shoujo Manga
Timor Aid
Tintim
TV Series
TV Wunschliste

:::favoritos:::

A nova versão do YMCA!!! ...

Respeito precisa-se...

Que a memória viva para s...

Pouca-terra, pouca-terra....

Fantasmas do passado...

De gatos malandros e caix...

Um gato do contra...

Os Jelicais podem...

Problemas com baratas des...

Hamlet para todos!

:::tags:::

Todas as tags deste blog

subscrever feeds