Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2006
CATS: Acto I, Cena 3 - O Nomear dos Gatos
Os gatos juntam-se para nos explicar o que é um Gato Jelical...
"The naming of cats is a difficult matter, it isnt't just one of your holiday games. You may think at first I'm as mad as a hatter when I tell you a cat must have three different names"1
Apesar de ter visto o DVD ainda não tinha percebido muito bem o que era um gato Jelical. Mas os gatos são perspicazes... e também se "aperceberam" que eu não fui a única. Com o seu orgulho felino no auge, e com uma grande vaidade e dengosidade, estes felinos preparam-se agora para nos revelar um grande segredo dos gatos... o qual, mais uma vez, eu identifico fortemente com a mitologia Egípcia.
Os gatos, dizem-nos eles, têm de ter três nomes diferentes, os quais não são fáceis de atribuir, e nos podem deixar confusos: será que estes gatos são doidos varridos? Há os nomes para o dia-a-dia, banais tais como Alonzo, George ou Bill Bailey ou então outros mais pomposos como Plato (para os cavalheiros) e Demeter (para as damas). Como segundo nome, o gato recebe uma designação mais distinta, peculiar e dignificante - um nome que não pertencerá a mais do que um gato, "senão como poderia ele manter a cauda erecta, esticar os bigodes, ou alimentar o seu orgulho".
Como exemplo de nomes deste calibre, podemos dar uma mão cheia: Munkustrap, Quaxo, Coricopat, Bombalurina e Jellylorum. Mas, para terminar, ainda falta falar do último nome. Aquele que é secreto, aliás secretíssimo! A sua evocação por parte dos felinos leva a uma alienação e à meditação pois é um nome "inexplicável, afável, inenafável, profundo, inescrutável e exclusivo".
Durante esta contemplação, e quase numa declaração de princípios, vários gatos descem do palco e misturam-se no público, escolhendo um humano aleatoriamente para cara a cara, sem deixar sombra para dúvidas, explicar-lhe a importància dos seus nomes. Alguns gatos num tom mais sério, outros mais irreverentes que gostam de provocar o público... tais como o famoso Rum Tum Tugger2 que adora levar raparigas ao magnífico mundo do embaraço ou então a ficarem lavadas em lágrimas.
1 "O nomear dos gatos é assunto complicado, é muito mais do que um jogo de férias. Podes de início pensar que sou doido varrido, quando te digo que um gato pede três designações!"
2 Em ambos os espetáculos fartei-me de rir com a irreverência do Rum... só de pensar nisso dá-me vontade de rir. E ouvir os outros gatos a declamarem tão maravilhosamente e em uníssuno este belo poema de TS Eliot... irresistível! Bem, a 28 de Outubro o Munkustrap, o Rum e a Bombalurina (pelo que pareceu), aperceberam-se que eu sabia a lenga-lenga toda! Que vergonha....
::: tags :::: andrew lloyd webber,
cats,
chris howell,
dean maynard,
gus,
jelical,
jellicle,
lisboa,
munkustrap,
musical,
naming of cats,
porto,
público,
teatro,
ts eliot
De Milú a 8 de Dezembro de 2006 às 21:27
Ai que gatos mais dengosos, briosos!!!... e senhores das suas tradições.
Beijinhos
Milú
Comentar post