Domingo, 4 de Fevereiro de 2007

Acreditas em magia?!?

CATS: Acto II, Cena 6 - Mr. Mistoffelees

      Quaxo, através do seu alter-ego Mr. Mistofelees, deixa todos boquiabertos


“You ought to ask magical Mr. Mistoffelees, the original conjuring cat! […] Please listen to me and don’t scoff, all his inventions are off his own bat. There’s no such cat in the metropolis, he holds all the patent monopolies for performing surprising illusions and creating eccentric… confusions![1]

 

No meio da escuridão o foco de luz pára no alto da lixeira, quando Rum começa a dirigir-se aos Jelicais com a maior das calmas, lembrando-lhes que têm entre eles o único gato capaz de trazer o Velho Deuteronomy de volta: o mágico Mr. Mistoffelees (alter-ego de Quaxo).

 

De início a tribo parece não fazer caso dele e começam a afastar-se, mas Rum mostra-lhes que não está para brincadeiras: rapidamente levanta-se e num tom sério e apelativo pede aos outros para prestarem atenção e não zombarem dele! O holofote acompanha-o à medida que desce da lixeira, deixando atrás de si uma sombra crescente de meter respeito…

 

Rum fala-lhes de Misto e quando os Jelicais menos esperam, o mágico desce por cima das suas cabeças como que vindo de nenhures, com um casaco resplandecente. Já no chão, ao mover as suas patas e como que respondendo ao seu “Presto!”, todas as luzes reacendem-se, encorajando os Jelicais enquanto Rum continua a falar de mais feitos mágicos daquele que parece ser um dos seus grandes amigos.

 

Entre as revelações que Rum faz de alguns dos seus poderes mágicos, Misto resolve dar aos Jelicais uma pequena demonstração: nas suas mãos cai uma lata de onde tira um tecido em tons de arco-íris, do qual os gatitos gostaram imenso pois começam a brincar com ele… decide então demonstrar também a sua perspicácia como bailarino, espalhando feitiços aqui e ali… Esta dança é simplesmente de tirar a respiração: bastante complicada, e o actor tem de ter realmente um talento enorme para se conseguir evidenciar tanto. É mesmo de se lhe tirar o chapéu, é… mágica!

 

Quando Rum revela à tribo que há bem pouco tempo o mágico conseguiu retirar 7 gatinhos de dentro de um chapéu, Misto decide que chegou a altura de mostrar realmente as suas habilidades… apesar de ele próprio não passar de um gatinho novo!

 

Dirigindo-se ao carro, de um dos faróis arranca um pano vermelho. Brinca um bocado com ele, abana-o e depois de procurar com os olhos entre os outros gatos, escolhe Cassandra para o assistir no truque de magia que está prestes a fazer. Inicialmente excitada por ter sido a escolhida, rapidamente cresce-lhe um sentimento de medo quando se apercebe que Misto a vai fazer desaparecer… mas antes de conseguir desistir, Misto cobre-a com o pano, enquanto ela mantém as patas no ar em protesto.

 

Então Misto vai arrastando o pano até ao meio do palco… abana as patas como se estivesse a lançar-lhe um feitiço, dá um ar de profissional e, de repente, atira o pano para o lado, ao mesmo tempo que do chão se levanta o velho líder, ainda meio confuso! Misto conseguiu conjurar de volta o Velho Deuteronomy: só gostava de ver a cara dos seus raptores!

 

Misto na verdade também parece surpreso e lança um sorrisinho de satisfação por mais um encanto bem sucedido. Enquanto isso, o velho líder olha ternamente para Rum pensando que a ele deve a sua libertação. Embora o gato roqueiro gostasse de receber os louros, acha que os créditos do mérito devem ser atribuídos ao seu verdadeiro dono, apontando então para Misto.


 


Todos os gatos temem ainda respeitosamente se este será o seu verdadeiro líder, mas a dúvida dissipa-se quando Misto se vira e corre até ao Velho Deuteronomy, salta para o seu colo e começa a… lamber-lhe a cara! Provada a verdadeira identidade, todos os Jelicais se reúnem à sua volta e celebram o seu regresso ao mesmo tempo que elogiam as habilidades deste gato tão jovem.

 

Numa vénia conjunta, todos cantam que nunca viram nem nunca imaginaram ser possível existir um gato tão esperto como o mágico Mr. Mistoffelees. Enquanto Misto e outros gatos ficam no palco a dançar, a maior parte dos outros correm pelo meio do público como que a contar e a confirmar a novidade[2]!

 

Quando todos regressam, Misto está ainda a dançar no meio de palco e de repente presenteia a plateia com uma fantástica combinação de piruetas sem falhas[3]! Mais uma vez Rum apresenta o mágico e místico Mr. Mistoffelees, que agora se encontra em cima do grande pneu: Misto salta e os toms levantam-no no ar enquanto Misto agradece de braços abertos a grande ovação do público.

 

À medida que a ovação vai diminuindo, os toms pousam-no no chão e Misto prepara-se para ir embora, mas… apercebe-se que ainda é o centro das atenções. Como que a dizer que chega de luzes da ribalta, Misto faz com que a luz do holofote encolha até que finalmente sopra para a fazer desaparecer…



[1] “Deveriam perguntar ao mágico Sr. Mistoffelees, o legítimo gato-bruxo! Por favor ouçam e não zombem, todas as suas invenções vêm da sua própria cabeça. Não existe na cidade nenhum gato como ele, monopolizando todas as patentes na arte de executar ilusões surpreendentes e criar confusões… excêntricas!”

[2] No dia 7 de Outubro houve um gato que se meteu com uma senhora de idade sentada na coxia umas cadeiras à minha frente, mas do outro lado. Ela pareceu não achar muita graça e ficou bastante incomodada, mas eu achei um piadão e ri-me a bandeiras despregadas! Achei ainda mais piada quando o gato se virou para trás, viu-me a desfrutar animadamente do momento e ao passar por mim fez-me uma festinha no ombro… ai que a mão estava tão suada!!! Sei agora com toda a certeza, depois de ver o espectáculo 3 vezes, quem foi o gato, mas isso será revelado apenas no final… No dia 28 de Outubro fiquei espantada com a quantidade de gatos que afinal tinham saído do palco… não me tinha apercebido no primeiro espectáculo… e mesmo à minha frente, como que a controlar todos os outros, ficou Munkustrap… a caracterização e o próprio fato são simplesmente nota 20! Parabéns!

[3] Na verdade não contei as piruetas pois fiquei de tal maneira surpreendida e tonta só de o ver… apenas posso afirmar uma coisa: no primeiro espectáculo nem sequer me apercebi de ter havido piruetas… mas terem Jean-Claude Pelletier como Misto a 28 de Outubro foi sem dúvida alguma uma escolha sem falha nenhuma também: foi um Misto perfeito, a meu ver bem melhor que o do DVD também… mas isso é apenas a minha opinião!

sonhado por zia às 15:02
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Milú a 4 de Fevereiro de 2007 às 23:32
Recordo com muito agrado os feitiços, a jovialidade e as piruetas!
Foi bom relembrar mais uma parte do "Cats".
Beijos.

Milú
De José Gomes a 4 de Fevereiro de 2007 às 22:24
Aqui estou eu para te dizer que se fez luz no meu espírito: a tua descrição e o vídeo transportaram-me para aquela noite em Lisboa, quando me levaste a ver os Cats.
Agora reparo na agilidade dos artistas, os bailados que todos eles executam e sobretudo o carinho "gatal" (perdoa o neologismo!) demonstrado por todos os gatos face ao velho Deuteronomy.
E que grande mágico (e bailarino!) que é o Mistoffelees.
Espero por mais um capítulo desta magnífica saga que tu, em boa hora, começaste a escrever.
Um beijo.
JG

Comentar post

mais sobre mim

:::pesquisar aishitenight:::

 

:::tags:::

Todas as tags deste blog

:::luas recentes:::

Será que ainda me lembro?

Dia da Criança...

A Viagem...

Greve Geral

Bristol - 9 de Dezembro d...

A nova versão do YMCA!!! ...

Macavity - The Mistery Ca...

Atestados de Burrice...

"Eu não gosto de carne de...

Hamlet para todos!

Guerra e Paz para todos!

Feliz Dia Mundial do Teat...

O estado negro da educaçã...

Tartaruga suicida... e fu...

Memória...

Tudo está bem quando acab...

Respeito precisa-se...

A Escolha Jelical

Que a memória viva para s...

Acreditas em magia?!?

O Napoleão do Crime

Never Gone... Never Far.....

Pouca-terra, pouca-terra....

Fantasmas do passado...

Um gato especial

De gatos malandros e caix...

Silêncio... nem um som da...

8 minutos de cortar a res...

Ladrar ou não ladrar, eis...

O gato das 7 vidas...

:::noites passadas:::

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

::: links :::

Anastasia
Anime News Network
Astérix et Obélix
BeeHive
Best Anime
Blog da Pimentinha
BRB Internacional
Broadway
Broadway - The Lion King
Catedral
Christian Kurrat
Chuviscos
Misteriosas Cidades d'Ouro
Disney
Disney on Broadway
Do What You Dream
Door to Fantasia
Kemet
Kiss Me Licia
Liquid Experience
Me, Myself and I
Movimentum...
Movimentum 2...
Mulher dos 50 aos 60
NASA
National Geographic
Niekonczaca Sie Opowiesc
per-Bast
Photograhy Directory
The NeverEnding Story
The Temple of Bast
The Universe of Shoujo Manga
Timor Aid
Tintim
TV Series
TV Wunschliste

:::favoritos:::

A nova versão do YMCA!!! ...

Respeito precisa-se...

Que a memória viva para s...

Pouca-terra, pouca-terra....

Fantasmas do passado...

De gatos malandros e caix...

Um gato do contra...

Os Jelicais podem...

Problemas com baratas des...

Hamlet para todos!

:::tags:::

Todas as tags deste blog

subscrever feeds